sábado, 25 de abril de 2009

EXPOSIÇÃO TERMINA SEGUNDA-FEIRA


Chega ao fim, nesta segunda-feira, dia 27 de abril, a exposição: “Lampião – uma viagem pelo cangaço”, no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus, promovido pelo grupo Teatro Total, em parceria com a Fundação Cultural de Ilhéus e patrocinada pela DANA, empresa de peças automotivas, com sede em Diadema, São Paulo. Nos vinte e quatro painéis o público pode apreciar a trajetória de Virgulino Ferreira da Silva e seu bando; fatos curiosos, detalhes do massacre de Angicos (como a foto acima); o cinema em que Lampião assistiu ao filme “Anjo das Ruas”, um paralelo entre a situação política da época e o banditismo no sertão, além de fotos das volantes, dos cangaceiros, do armamento, do inimigo e do mestre de Lampião.

A exposição percorreu diversos estados do nordeste e do sudeste. Em Ilhéus ela fortaleceu a estreia do espetáculo “Cangaço”, no início deste mês. Agora, ela retorna para São Paulo. “Graças a parceria com a DANA, além de contar uma história real sobre os últimos momentos de Lampião, pudemos mostrar realmente como tudo aconteceu através destes painéis”. Salientou a produtora do espetáculo Cangaço, Viviane Siqueira.

A pesquisa da exposição foi realizada por Antonio Amaury Corrêa de Araújo e Vera Ferreira (neta de Lampião); consultoria histórica de Maria Helena Caldas; as imagens foram cedidas pelo Arquivo do “Estado de São Paulo” e os acervos pessoais de Antonio Amaury Corrêa de Araújo, Vera Ferreira e Nário Barbosa; com colaboração de Dr. Mário dos Santos Carvalho, Museu de Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário